Desculpe, o registro terminou.

Camões – Centro Cultural Português em Maputo apresenta a exposição individual do artista moçambicano Pekiwa, intitulada “Filhas do Mar”, de 22 de junho a 31 de agosto (segunda-feira à sábado; 10:00hr-17:00hr).


  • Data: 31/08/2023 10:00
  • Localização Centro Cultural Franco-Moçambicano (Mapa)
  • Mais informações: 468, Avenida Samora Machel, Maputo, Mozambique

Descrição

Pekiwa desenvolve as suas conceções escultóricas recorrendo a materiais em madeira que recolhe e adquire na Ilha de Moçambique, mas também ferro que procura nas sucatas urbanas na província de Maputo. Desde figuras animais e humanas, a composições geométricas, Pekiwa esculpe no suporte de madeira e incorpora-lhe o ferro de forma a apresentar as suas inquietações do quotidiano e da sociedade onde se insere.

“Filhas do Mar”, em particular, mostra a erosão natural inerente a materiais que convivem com o mar, mas também preocupações que o artista tem sentido ao longo do seu percurso e que propõe consciencializar, mediante alguma provocação, sobre a preservação e necessária diversidade. O desenvolvimento da obra de Pekiwa busca uma reflexão sobre temas atuais e uma forte ligação à natureza marítima, inerente ao seu pensamento, ao contexto da sua obra e à busca de matéria-prima maioritariamente numa Ilha, naturalmente relacionada intimamente com o mar, e tudo aquilo que ele proporciona. Em diferentes linhagens, Pekiwa concede também frequentemente uma nova função a objetos de arquitetura abandonados, como portas, portadas e janelas, que através de um novo olhar passam a ser objetos de fruição e permitem momentos de reflexão.

 Nota Biográfica : 

Nelson Ferreira, de nome artístico Pekiwa, é natural de Maputo (1977). Pekiwa esculpe desde a infância, tendo no início trabalhado com o escultor Govane, seu pai. Desde 1991 participa em diversas exposições coletivas e workshops nacionais e internacionais e desde 2002 apresenta exposições individuais. A sua obra está representada em coleções públicas e privadas em Moçambique, Portugal, África do Sul, Botswana, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Senegal, Espanha, Países Baixos, E.U.A., Inglaterra, Japão, Itália e Austrália, entre outros.



PREÇO DE BILHETES

FREE (entrada livre)



 PRODUÇÃO : 
CCFM - Centro Cultural Franco Moçambicano

 APOIO : 
Millennium Bim