Desculpe, o registro terminou.

A Kuphaya Editora realiza a apresentação pública do livro-disco Caderno de Música Moçambicana: Êxodo Musical, Sim! Esta edição, é o primeiro volume de vários a serem editados sobre a reflexão da música moçambicana do ponto de vista académico.


  • Data: 13/04/2023 17:30
  • Localização Centro Cultural Português (Mapa)
  • Mais informações: Biblioteca Centro Cultural Português

Descrição

O livro Caderno de Música Moçambicana: Êxodo Musical, Sim! Tem como substrato de debate a música moçambicana feita na diáspora. Ou, se for mais confortável, reflete sobre os músicos moçambicanos que fazem a sua vida musical fora de Moçambique ou que tiveram a sua afirmação artística fora do país. Por isso, para consubstanciar este intento participam deste volume, que é o primeiro de muitos, os seguintes músicos: Melvin Humbane, Nilsa Mosele, Neco Novellas, Selma Uamusse, Cândido Xerinda, Isabel Novella, Amável Pinto, Lenna Bahule, Albino Mbié, Childo Tomás (Guimbass) e Jaco Maria. Para cada artista que aceitou partilhar a sua obra  sobre a nossa diáspora musical foi feito um texto para refletir, parcialmente (pois não é um livro biográfico), aquilo que é a crença de fazer música no estrangeiro. Os textos foram escritos pelas seguintes individualidades: Jessemusse Cacinda, Inocêncio Albino, Elcídio Bila, Belmiro Adamugy, Lenna Bahule, Sérgio Jeremias Langa, Sara Jona, Timóteo Francisco Lídia Cuche, Siovana Novela, Rufus Maculuve, Katharina Döring, Cremildo Bahule e José dos Remédios.

A apresentação do Caderno de Música Moçambicana: Êxodo Musical, Sim! pretende ser um debate e conversa por isso, para além dos intervenientes diretos, foi convidado o filosofo Severino Ngoeha para legitimar como se constrói a vida artística na diáspora.